terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Gêmeos: Lições de UTI - Quebrando TABUS

Ter ficado com a Manu na UTI aqueles cinco dias quando ela nasceu, me ensinou muita coisa. Entre elas:
- Bebês não quebram.
- Criança não morre de chorar (só no sentido figurado, claro).
- Ter rotina é essencial.
- Leite industrializado não mata bebês, etc...

Depois do segundo dia, minha bebê finalmente saiu da encubadora e foi para o bercinho, e eu pude pegá-la no colo pela primeira vez.
Ainda sem roupinha, pois ficava em total observação, aquela bebezinha de pouco mais de 1,5 kg vinha para os meus braços para ser amamentada 6 vezes ao dia. E eu não via a hora de visitá-la para abraçar, beijar, olhar nos olhos da minha anjinha e repetir cem mil vezes o quanto eu a amava.
Perdi o medo de "manusear" bebês pequenos.

Certo dia, cheguei na UTI e uma enfermeira me disse: a Manuela está chorando há uns 15 minutos sem parar. Com certeza é fome e isso é bom. Mas como ainda não está na hora de mamar não demos o complemento (leia-se leite de outra mãe ou industrializado na MAMADEIRA, ou num tal de copinho). Agora que vc chegou, pode dar de mamar para ela.
Percebi que bebês não morrem de chorar e que MAMADEIRA não é TABU!

Moral da história:
Se na UTI, que é o lugar onde as crianças estão sob cuidados de especialistas com o único objetivo de sobreviverem, as enfermeiras agem assim, por que é que na minha casa vai ser diferente...

A partir daquele dia percebi como a rotina era importante para os bebês e adotei o método em casa (até hoje funciona).

Percebi também que se o bebê chorasse um pouco ele não ia morrer, então, eu não precisava sair correndo para pegá-lo, sacudí-lo ou sei lá mais o quê (claro, até hoje, quando choram eu verifico se estão alimentados, de fraldas limpas, sem frio ou calor demais, com sede, etc. Cuido e dou atenção, carinho e cuidados aos meus filhos, mas não encano quando choram. Bebês não sabem falar, então choram mesmo, e muitas vezes não é nada demais, só estão treinando as cordas vocais ou resisitndo ao sono...).

Sim, eu troquei fraldas na maternidade e dei o primeiro banho sozinha porque vi que bebês não "quebram" tão fácil como pensamos. Além do mais eu estava esperando por aquele momento há 9 meses...

Quebrei um velho paradigma ao verificar que na UTI tbm se dava leite industrializado para os bebês, como complemento à amamentação no peito. E que minha filha poderia preferir o leite na mamadeira. Então, dar leite industrializado na mamadeira não "matava" bebês (claro que a maioria das mães prefere dar o leite do peito para seus filhos, mas às vezes isso não é possível - como foi o meu caso. Se este for o "seu" caso, não se desespere, seu filho não será inferior aos outros e nem você será uma má mãe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário