quarta-feira, 6 de junho de 2012

Por que surtamos?

Sabe aquela hora em que a sua falta de paciência se encontra com a falta de paciência do(s) seu(s) filho(s)? Brigas, gritos, choros, reclamações e....arrependimentos maternos. Uma vez uma coach me disse que quando há o arrependimento é porque o primeiro passo para a resolução do problema já foi dado (ou para a busca dela, pelo menos). Verdade. De nada adianta ficar arrependida depois que já fez (e isso é para tudo na vida). Se já sabe que vai se arrepender, então NÃO FAÇA. E como fazer para não fazer? Requer um pouquinho de habilidade, mas por um filho somos capaz de tudo, não é mesmo? Eu pelo menos tenho testado a seguinte tática: a menina está gritando em hora, local e por motivo inapropriados. Como agir depois de cinco minutos de conversa em vão? Surtar? Beliscar? Bater? Sair andando e largar a criança? Pois é, apesar de sentirmos vontade de fazer isso às vezes (e não minta, você já sentiu essa vontade também) tento parar, respirar fundo, me acalmar (ter sangue frio mesmo) e lembrar que o adulto da relação SOU EU. Então penso: amiga, vai lá e resolve, e de uma maneira que não vai se arrepender depois. Mas COMO???? Vem uma voz do meu subconsciente...sei lá, dá um jeito, muda a tática, abraça, desvia a atenção, finja uma dor de dente, lembre de alguma coisa do passado, se vira, foi você quem fez, agora conserta! Esse tipo de pensamento faz com que eu tenha de volta o controle da situação, afinal, quem é o adulto da relação mesmo? Quem tem que ensinar o que pra quem? Então me apego nisso e vou em frente. E por falar em ensinar, muita gente diz que aprendeu muita coisa com o filho. E eu concordo. Vamos imaginar a situação do SURTO: você está prestes a surtar, mas não quer fazer isso porque 1) não vai adiantar, 2) não quer dar esse exemplo para a criança, 3) você quer ser uma pessoa melhor por você e pelo seu filho. Bingo! Você acaba achando uma saída. Seu cérebro começa a se coçar e a fazer novas sinapses para você encontrar a melhor maneira de resolver aquele problema. Pronto, seu filho te ensinou a pensar mais para ser uma pessoa melhor. Verdade ou mentira? E você, o que faz para não surtar?

Um comentário:

  1. Oi Vã:

    Pra não surtar eu...respiro fundo, conto até um milhão e quatrocentos mil (rsrsrs), me abaixo no nível dos olhos da criança e pergunto: "você pode falar, de novo, com calma? porque a mamãe não está te entendendo, gritando/chorando assim...".

    Dá certo 99% das vezes! Ufa!!!

    Mas, que dá vontade de fazer tudo isso que você falou aí em cima, ah, isso dá!!!

    Bjos e bençãos.
    Mirys
    www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com

    ResponderExcluir