sexta-feira, 27 de abril de 2018

E a vida segue sem o papai...



Já faz 1 ano e 8 meses que perdemos o papai.
Às vezes parece uma eternidade, outras vezes parece que foi ontem e tem ainda aqueles dias que a gente acha que é tudo mentira, que ele está vivo e vai entrar pela porta a qualquer momento...
Bom, em quase dois anos já deu para apagar vários "incêndios", alguns ainda resistem, mas nós também nos tornamos mais resistentes a eles.
O fato é que nessas últimas semanas as crianças estavam com o comportamento alterado, agressivos, irritados, briguentos, gritões... deixaram de fazer algumas lições de casa e até responderam para a professora.
Eu confesso que estava muito chateada, decepcionada, cansada e literalmente sem saber como resolver a questão. Psicólogo? Briga? Castigo? Surra???
Bom, um dia eles chegaram da escola, agitados e brigando como sempre, e não encontraram uma mãe sorridente, aberta, feliz, mas sim uma mulher séria que deixava escapar um perfume de tristeza no ar para não restar dúvidas de que o negócio era sério e era com eles.
"Vão para o banho e depois voltem aqui porque eu quero conversar com vcs" (nunca vi duas crianças tão quietas e obedientes).
Nos sentamos, calmos, um ao lado do outro, de mãos dadas, e eu comecei a falar sobre o comportamento, a escola, tudo o que eles estavam fazendo e como isso nos prejudicava, mas também falei sobre a raiva, a tristeza, o medo e o que esses sentimentos que nós três estávamos sentindo podiam ter a ver com a saudades que todos nós estávamos sentindo do papai.
Bingo!
Minhas crianças me abraçaram, se puseram a chorar e soluçando disseram que estavam sentindo muito a falta do papai.
Aquele foi um dos momentos mais marcantes da minha vida. Ver as lágrimas de tristeza de um (ou de dois) filho e não poder fazer nada é a coisa mais triste para uma mãe, mas ao mesmo tempo te coloca numa posição tão humana, de onde você percebe que realmente você não manda em nada, que você não controla o mundo, que você é sim muito prepotente às vezes, e que a única coisa que neutraliza isso tudo e pode te salvar é o amor verdadeiro.
Naquele momento éramos nós três ali, lutando pela nossa sobrevivência, vencendo mais um obstáculo juntos, subindo mais um degrauzinho juntos, crescendo mais um pouquinho juntos, amadurecendo (talvez endurecendo ou como eu prefiro dizer: nos tornando mais reais, mais humanos).
Tudo e todos os outros "problemas" perderam completamente o sentido.
O tempo passa, a saudade às vezes aumenta, os desafios não param de chegar, mas de uma coisa eu não tenho dúvida: estamos nos tornando pessoas cada vez melhores, mais fortes e quem sabe, mais conscientes.
Estamos crescendo muito...

5 comentários:

  1. Van, querida! Que Deus continue iluminando você e eles, para que tenham tanta força pra enfrentar tudo que vier. Admiro muito, muito, muito vc, vc sabe! Conta com a gente! E apareçam na Catedral. Os 3 :) Alex manda beijos pro Patrick e falou pra ele aparecer na Sunday tambem! Força amiga! Força! Ele ta ajudando vcs la de cima! bjsssss

    ResponderExcluir
  2. Realmente existem momentos muito difíceis e que só quem está passando ou passou, pode avaliar. Você ainda tem a possibilidade de dividir essa tristeza com eles, mas a vida segue e se sobramos por aqui, é porque nossa tarefa não terminou.
    Continue lutando e juntos conseguirão vencer as dificuldades .
    Torço muito por vocês, e lembre-se Ele jamais nos esquece.
    Fiquem com Deus e com essa força que está tendo. Te admiro muito !

    ResponderExcluir
  3. Que lindo e sinceroseu relato! A tristeza pela qual vocês passaram foi enorme, mas o amor que sentem também é é através dele vocês seguirão fortes.❤️

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto Van. Também passei por isso com os meus. Não foi uma perda física, mas emocional já que o pai deles estava vivo, mas simplesmente os ignorava. Lendo seu relato hoje me fez lembrar do mesmo comportamento deles em algumas ocasiões e me fez refletir que se eu tivesse tido a sua sensibilidade à época, teríamos talvez dado um outro rumo para nossa relação. Faltou maturidade, eu sei. Que bom que você está conduzindo isso tão bem!! É esse o caminho amiga! Não os perca... é muito triste.

    ResponderExcluir
  5. Que história emocionante, a saudade é um sentimento doloroso e nobre ao mesmo tempo, pois, só sentimenos saudades de quem nos foi importante e caro! Gosto muito do Livro "longe é um lugar que não existe" de Richard Bach. Segue a dica.

    ResponderExcluir