domingo, 23 de julho de 2017

Como as crianças lidam com a morte do pai

Parece clichê, mas não é não: as crianças são sim, muito mais evoluídas do que pensamos.
Elas lidam com as perdas de uma maneira muito mais leve do que nós. Elas fazem tudo parecer normal, pois para elas é normal.
E de certa forma isso dá um suporte para nós adultos, dá força, porque se vimos nossos filhos bem, então também ficamos bem. Quem é pai/mãe sabe disso.
Esses dias minha filha me viu chorando e disse:

"mamãe, por que você está chorando? O papai só voltou para casa. Está tudo bem."

E eu disse que sabia disso, mas que mesmo assim às vezes ficava com saudades dele, e por isso tinha vontade de chorar.
Eu evito chorar perto deles porque sei que ficam preocupados. Mas se eles me pegam chorando eu tbm não disfarço não. Acho importante eles saberem que chorar é OK. Depois enxugamos as lágrimas, nos abraçamos e fazemos cosquinhas.

Essa semana fez 11 meses que ele se foi, e ainda às vezes parece que é mentira. Sinto muito sua falta, sinto falta da nossa família completa, das risadas, das brigas e das broncas. Sinto falta da nossa vida...

Estamos construindo uma vida nova, eu e as crianças. Apesar da dor, evitamos o sofrimento e focamos na alegria. Essa é a nossa receita do dia-a-dia. E assim estamos seguindo...



Nenhum comentário:

Postar um comentário