segunda-feira, 17 de maio de 2010

Lá em Casa: Orientação Psicológica Familiar


Ser feliz é mais fácil do que parece!!!


No Lá em Casa de 11/5/2010, a psicóloga Marcia Maria Rodrigues fala sobre orientação psicológica familiar e tira muitas dúvidas de mães, pais e filhos.

Procurar orientação com uma psicóloga é útil e pode facilitar muito a sua vida em família!!!
A entrevista completa você assiste no http://www.alltv.com.br/ (on demand - Lá em Casa)
OU clique aqui: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=6155



Mãe de Gêmeos: A profissão de psicóloga ajuda no desenvolvimento dos seus filhos...
Márcia: Às vezes ajuda, outras atrapalha.

Mãe de Gêmeos: Como começou sua carreira...
Márcia: Comecei a trabalhar no terceiro ano da faculdade, numa clínica de psicologia da Secretaria Municipal de SP.

Mãe de Gêmeos: Você atende a crianças, jovens adultos e casais...

Márcia: Sim, há 30 anos trabalho na área clínica e educacional.


Mãe de Gêmeos: Qual a sua especialidade...

Márcia: Psicologia analítica de Carl Gustav Jung. Hoje atendo mais a adultos no consultório.

Mãe de Gêmeos: O pessoal da terceira idade também faz terapia...
Márcia: Sim, atendo a várias pessoas com mais de 60 anos.


Mãe de Gêmeos: Quais os motivos que levam as pessoas à terapia hoje...
Márcia: São sempre os ligados à busca de um sentido para a vida. Seja num momento de crise no relacionamento ou profissional, algum sonho impactante ou uma perda importante, além de sintomas que interferem no cotidiano: insônia. gastrite, medo, dúvida, problemas com alimentação, auto-imagem, etc.

Mãe de Gêmeos: Como funciona a terapia de casal e pra quê serve...
Márcia: A terapia de casal é uma oportunidade para as pessoas discutirem e refletirem sobre seu casamento ou namoro, num espaço protegido, onde a busca é de transformação da relação e de cada uma das pessoas dentro dela.

Mãe de Gêmeos: Os casais podem fazer terapia mesmo se o relacionamento não está em crise, mas visando encontrar um meio de lidar com os problemas dos filhos em casa... Isso é comum...
Márcia: Isso é comum e muito importante pois demonstra que o casal está preocupado com o bem-estar da família e tem consciência de que em determinados momentos é preciso pedir ajuda profisional, que nos esclareça o que estamos sentindo, que ouça nossas dúvidas, nossos temores, para que se fortaleça nossa perseverança na felicidade e alegria - que devem ser uma constante em nossas vidas.

Mãe de gêmeos: Como funciona...
Márcia: Geralmente um dos dois marca a entrevista e eu peço que venham juntos para conversarmos sobre suas questões. Eu avalio e, se necessário, combinamos um período de trabalho em conjunto.

Mãe de Gêmeos: Quais as dificuldades que os pais de hoje em dia encontram para educar os filhos...
Marcia: Além das dificuldades de sempre, que para cada um de nós tem um "tamanho", temós muitas vezes dúvidas profundas em como não sermos autoritários e sim educadores, ou como sermos compreensivos sem sermos "abandonadores". Como amar e educar se amar é também deixar o outro livre para ser quem é, e educar seria "mostrar o caminho e conduzir"...

Mãe de Gêmeos: Com que idade os filhos costumam dar mais trabalho para os pais...
Márcia: Depende muito dos pais, de sua própria experiência de vida, de seu momento. Isso é muito relativo. Mas vale lembrar que os filhos sempre nos fazem "trabalhar", assim como nos fazem muito felizes por esse "trabalho", dando-nos o privilégio de nos conhecermos mais profundamente se encararmos esse "trabalho" com amor.

Mãe de Gêmeos: Que conselho você dá para os pais que estão tendo dificuldades no relacionamento com os filhos hoje em dia...
Márcia: Saibam que os conflitos vêm para nos fazermos crescer como seres humanos. Tenham paciência, confiem no que vocês sentem e vêem, conversem, perguntem e abracem muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário