quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dicas de Higiene Bucal para as Férias de Julho

Você já levou seu filho ao dentista?
Eu separei aqui algumas dicas da Odontopediatra e Cirurgiã Dentista, Dra. Ana Paula Baptista (CRO/SP 67.294), que achei muito úteis e quero dividir com vocês:

Por volta dos 3 anos de idade, a criança costuma gostar de escovar os dentes e quer fazr isso sozinha, essa atitude deve ser respeitada e estimulada, acrescentando-se apenas a necessidade de ser supervisionada e ter sua escovação complementada pelo responsável, devido a pouca habilidade motora nessa idade. Recomendam-se 2 escovações por dia, pela manhã e antes de dormir(sendo essa a mais importante do dia).

Entre os 2 e os 4 anos de idade não existe um jeito certo de escovar. O importante é que limpe todos os dentes de todos os lados, promovendo também uma suave massagem na gengiva.

E o fio dental??? O fio dental deve ser utilizado assim que a criança tenha dois dentes que apresentem contato (muito, muito juntinhos), pois entre os dentes é impossível o acesso da escova e é recomendado que o responsável que faça o uso do fio dental na boca da criança, com muito cuidado para não machucar a gengiva acidentalmente.

DICA IMPORTANTE PARA AS FÉRIAS: TRAUMATISMO

Quando a criança cai e bate a boca os pais geralmente ficam em pânico. Dependendo da intensidade do trauma, não havendo perda total, o dente pode ficar mole ou escurecer na hora ou mais tarde. A gengiva pode sangrar ou haver necrose da polpa (nervo), quando é preciso fazer um tratamento de canal para evitar a perda precoce do dente de leite. Em casos mais graves, pode haver intrusão do dente de leite, afetando o crescimento do dente permanente, ou perda precoce do dente de leite, com fechamento de espaço importante para a dentição a permanente.

O QUE FAZER EM CASO DE TRAUMA?
Perda do dente por acidente: colocar o dente em um recipiente com leite ou soro fisiológico ou água com sal; levar a criança ao odontopediatra imediatamente, levando o dente junto; não tentar de forma nenhuma encaixar o dente novamente.

Dente quebrado: com muito cuidado limpar as sujeiras ou restos da área machucada com água morna; levar a criança ao odontopediatra o mais rápido possível, sem tentar colar o dente com qualquer tipo de cola.

Objeto preso entre os dentes: tentar remover o objeto com o fio dental. Guiar o fio dental com muito cuidado para evitar que a gengiva seja machucada. Não tente remover o objeto com faca ou outro objeto pontiagudo. Entrar em contato com o odontopediatra.

Em caso de acidente em geral o melhor é manter a calma e transmitir segurança a criança.

Nas férias de Julho não deixe de levar seu filho ao um odontopediatra de sua confiança.

A Consulta periódica com a Dentista Odontopediatra é suficiente para que seu filho possa chegar à idade adulta sem a experiência da cárie dentária.

A Dra. Ana Paula já esteve no programa Lá em Casa, dando dicas para as mamães. Para assistir ao programa, clique aqui: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=6815


Mais informações:
Dra Ana Paula Baptista CRO/SP 67.294
Rua Dois de Julho n° 184 – Ipiranga – CEP 04215-000 - Fone (11) 2273-4472
E-mail: anapaula@sorrisoart.com.br

Odontopediatria – Gestantes, Bebês e Crianças * Ortodontia * Ortopedia * Implantes * Estética
Clareamento a Laser * Profilaxia (Limpeza e raspagem de tártaro) * Prevenção * Flúor * Selante

Um comentário:

  1. Parabéns Vanessa ! Sou odontopediatra também e fiquei super feliz em uma mamãe como você repassar os cuidados para outras mães, muito bom isso! Divulguei no meu facebook ! um beijo! Karina !

    ResponderExcluir