segunda-feira, 30 de maio de 2011

Mas você conseguiu amamentar os gêmeos?


Claro! E eles estão vivinhos (completaram 2 anos na semana passada).

Mas eu sei o que querem dizer: se eu amamentei os gêmeos no peito. Essa é uma das grandes dúvidas das futuras mães de gêmeos (e dos curiosos tbm)...

Bem, eu me preparei durante 9 meses para amamentar no peito o máximo de tempo possível (de preferência por mais de 6 meses). Usava bucha natural, tomava sol no bico do peito, usava pomada de própolis, enfim, tudo.

Durante o tempo que eles mamaram eu senti muito pouco desconforto. O peito doía mas era uma coisa suportável. Nunca sangrou, nem rachou, nem quase caiu como algumas mães relatam.

Mas como minha filha era muito magra, ela saiu da UTI com prescrição de leite artificial suplementar - e na UTI mesmo começamos a usar a mamadeira.

Essa maratona continuou em casa por 1 mês e meio mais ou menos e depois eles passaram a aceitar só a mamadeira.

Eu comecei a querer sofrer e me sentir culpada por isso, mas tratei logo de virar a página e passar para a próxima (como costumo dizer). Se era assim que estava acontecendo era assim que tinha que ser porque no final ia dar tudo certo mesmo...não é?

Pegava os bebês no colo (um de cada vez) e amamentava com a mamadeira como se eu estivesse dando o peito. Ficávamos olhando dentro dos olhos um do outro e era mágico. Essa foi a experiência que EU tive e foi linda do jeito que foi.

E eles ficaram super bem. Cresceram, engordaram saudavelmente, são espertos, inteligentes, carinhosos e felizes.

Acredito que o mais importante é todo mundo estar bem (bem informado tbm, claro) e feliz. É lógico que o melhor é você poder amamentar seu filho o máximo de tempo que puder. Mas se esse, por algum motivo, não for o seu caso, o que vale é mandar a "neura" embora e curtir o(s) seu(s) bebê(s) e o momento de vocês.

Serviço:
Quem quiser mais dicas e informações sobre amamentação, recomendo o site do Aleitamento Materno Solidário, é muito legal e instrutivo: http://www.amsbrasil.com/Site/Inicio.html

4 comentários:

  1. Ai Vanessa, que sonho!!
    vc deve ser um show de mãe!
    boa semana
    beijos

    ResponderExcluir
  2. É a velha culpa que pensa que pode assombrar as mamães. Eu também tenho gêmeos, e, ao contrário de você, consegui amamentá-los até quase os 7 meses, mas não exclusivamente. E quando tinha que dar a mamadeira, fazia exatamente como você: amamentava sim, olhando nos olhos e aproveitando aqueles momentos como faço até hoje!
    Claro que a amamentação é muito importante, mas infelizmente nem todas as mães conseguem amamentar e isso é fato! Muito bom teu post! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu já não tive esta ótima experiência de amamentar, meu leite era muito pouco e por mais que eu estimulasse não saia nada... tomei até remédio e nd... bom.. amamente no máximo 1 mês e sempre dava o complemento... fiquei um bom tempo com esta culpa. Sempre qdo estavam doente, ficava o tempo todo pensando que eram fraquinhos por causa da falta do leite materno.. mais hj estão com 1 ano e 6 meses e estão super bem, grandes e saudavéis. Graças a Deus... Beijos Lidiane

    ResponderExcluir
  4. Eu também queria muito amamentar exclusivamente, mas não rolou... Os dois tomaram complemento desde o hospital, mas intercalaram mamadeira e peito até o 5o mês. Decidiram desmamar do peito por conta própria, e a pediatra disse que é normal, e é melhor eles desmamarem sozinhos do que serem "forçados" depois de grande. Tenho uma amiga que ainda amamenta, o filho tem 4 anos, e eu acho que é mais uma necessidade dela do que da criança.

    ResponderExcluir