
Claro! E eles estão vivinhos (completaram 2 anos na semana passada).
Mas eu sei o que querem dizer: se eu amamentei os gêmeos no peito. Essa é uma das grandes dúvidas das futuras mães de gêmeos (e dos curiosos tbm)...
Bem, eu me preparei durante 9 meses para amamentar no peito o máximo de tempo possível (de preferência por mais de 6 meses). Usava bucha natural, tomava sol no bico do peito, usava pomada de própolis, enfim, tudo.
Durante o tempo que eles mamaram eu senti muito pouco desconforto. O peito doía mas era uma coisa suportável. Nunca sangrou, nem rachou, nem quase caiu como algumas mães relatam.
Mas como minha filha era muito magra, ela saiu da UTI com prescrição de leite artificial suplementar - e na UTI mesmo começamos a usar a mamadeira.
Essa maratona continuou em casa por 1 mês e meio mais ou menos e depois eles passaram a aceitar só a mamadeira.
Eu comecei a querer sofrer e me sentir culpada por isso, mas tratei logo de virar a página e passar para a próxima (como costumo dizer). Se era assim que estava acontecendo era assim que tinha que ser porque no final ia dar tudo certo mesmo...não é?
Pegava os bebês no colo (um de cada vez) e amamentava com a mamadeira como se eu estivesse dando o peito. Ficávamos olhando dentro dos olhos um do outro e era mágico. Essa foi a experiência que EU tive e foi linda do jeito que foi.
E eles ficaram super bem. Cresceram, engordaram saudavelmente, são espertos, inteligentes, carinhosos e felizes.
Acredito que o mais importante é todo mundo estar bem (bem informado tbm, claro) e feliz. É lógico que o melhor é você poder amamentar seu filho o máximo de tempo que puder. Mas se esse, por algum motivo, não for o seu caso, o que vale é mandar a "neura" embora e curtir o(s) seu(s) bebê(s) e o momento de vocês.
Serviço:
Quem quiser mais dicas e informações sobre amamentação, recomendo o site do Aleitamento Materno Solidário, é muito legal e instrutivo: http://www.amsbrasil.com/Site/Inicio.html