segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Coqueluche em Bebês

O pediatra Dr.Marco Aurélio Sáfadi revela medida que será adotada pelo Brasil em 2014: vacinar mulheres entre 27 e 36 semanas de gestação para prevenção da coqueluche em bebês
A NUK, marca alemã pioneira no conceito ortodôntico, realizou no último dia 13 de novembro, no restaurante Praça São Lourenço, em São Paulo, o evento “NUK Expert Baby Oral Care Meeting”.
Durante o encontro, que teve como convidados mais de 50 renomados médicos pediatras do estado de São Paulo, foi realizada uma palestra com o tema: “Coqueluche: uma doença reemergente?”. O palestrante convidado, Dr. Marco Aurélio Sáfadi, pediatra com graduação e residência na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em infectologia, abordou o tema, fazendo uma breve apresentação da doença, suas fases, diagnóstico e tratamento, além de apresentar o áudio de uma tosse característica de uma criança com a patologia.
Segundo o Dr. Marco Aurélio, em 2011 e 2012, a doença voltou a surgir no Brasil e que houve um aumento considerável no número de casos em adultos. “Isso pode acontecer porque a vacina não dá a imunidade definitiva para as pessoas e, após, mais ou menos 10 anos, o indivíduo está susceptível a adquirir a coqueluche novamente”, explica o pediatra.
Segundo o médico, outro dado importante é que 75% das fontes de transmissão da doença para bebês e crianças se dão na própria família, sendo a mãe responsável por 32%, e em segundo lugar os irmãos com 20%.
Para ajudar a erradicar a doença, o Brasil vai se espelhar na pesquisa que teve resultados positivos no Reino Unido. O país adotou a estratégia de vacinar mulheres no período de gestação entre 27 e 36 semanas. Segundo Dr. Marco, esta também será a estratégia adotada pelo nosso País a partir de 2014.
Fonte: 
Carla Bianchi Assessoria
Tels: (11)4191-7140 / 4191-7141

Nenhum comentário:

Postar um comentário