segunda-feira, 30 de maio de 2011

Mas você conseguiu amamentar os gêmeos?


Claro! E eles estão vivinhos (completaram 2 anos na semana passada).

Mas eu sei o que querem dizer: se eu amamentei os gêmeos no peito. Essa é uma das grandes dúvidas das futuras mães de gêmeos (e dos curiosos tbm)...

Bem, eu me preparei durante 9 meses para amamentar no peito o máximo de tempo possível (de preferência por mais de 6 meses). Usava bucha natural, tomava sol no bico do peito, usava pomada de própolis, enfim, tudo.

Durante o tempo que eles mamaram eu senti muito pouco desconforto. O peito doía mas era uma coisa suportável. Nunca sangrou, nem rachou, nem quase caiu como algumas mães relatam.

Mas como minha filha era muito magra, ela saiu da UTI com prescrição de leite artificial suplementar - e na UTI mesmo começamos a usar a mamadeira.

Essa maratona continuou em casa por 1 mês e meio mais ou menos e depois eles passaram a aceitar só a mamadeira.

Eu comecei a querer sofrer e me sentir culpada por isso, mas tratei logo de virar a página e passar para a próxima (como costumo dizer). Se era assim que estava acontecendo era assim que tinha que ser porque no final ia dar tudo certo mesmo...não é?

Pegava os bebês no colo (um de cada vez) e amamentava com a mamadeira como se eu estivesse dando o peito. Ficávamos olhando dentro dos olhos um do outro e era mágico. Essa foi a experiência que EU tive e foi linda do jeito que foi.

E eles ficaram super bem. Cresceram, engordaram saudavelmente, são espertos, inteligentes, carinhosos e felizes.

Acredito que o mais importante é todo mundo estar bem (bem informado tbm, claro) e feliz. É lógico que o melhor é você poder amamentar seu filho o máximo de tempo que puder. Mas se esse, por algum motivo, não for o seu caso, o que vale é mandar a "neura" embora e curtir o(s) seu(s) bebê(s) e o momento de vocês.

Serviço:
Quem quiser mais dicas e informações sobre amamentação, recomendo o site do Aleitamento Materno Solidário, é muito legal e instrutivo: http://www.amsbrasil.com/Site/Inicio.html

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Contra o bisfenol A


Nós aqui de casa participamos de uma reportagem que fala sobre os riscos e perigos do bisfenol A, presente em plásticos (principalmente nas mamadeiras dos nossos filhos).
Assista aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=d3kdw7NVW_4&feature=player_embedded

Arrumando as Malas para a Maternidade


Arrumar as malas para a maternidade pode parecer uma coisa difícil e complicada para algumas mães de primeira viagem (hum, espere então até o bebê nascer...rsss).
Brincadeirinha...

Mas então vamos logo ao meu caso que, como sempre, espero que te sirva para alguma coisa...

A mala da mãe (sem trocadilhos, por favor)
Como eu estava muito acima do peso e me sentia uma obesa, investi muito em mim mesma. Na minha mala levei (e usei muito) secador de cabelos, chapinha, maquiagem, tiaras e enfeites charmosos, camisolas e pijamas bacanas...
Era o que eu podia fazer por mim. Acreditava que se me sentisse bem e bonita, conseguiria ter mais forças para enfrentar tudo o que me esperava pela frente.
E deu certo! Minha auto estima estava lá em cima apesar da cesariana e da minha bebê na UTI. Não tive dor nenhuma, complicação nenhuma e no dia seguinte já estava andando pelos corredores da maternidade (gorda, mas toda chique - que fique bem claro!....rss).

A mala das crianças
A mala das crianças eu fiz com bastante antecedência. Sabia que ia requerer mais tempo e atenção. Lembro até hoje da cena: eu sentada no chão "criando" os looks dos bebês para o primeiro, o segundo, o terceiro dia...
Separei os modelitos em saquinhos, uma mala para cada filho. Fiz e refiz aquelas malinhas umas três vezes até ficar satisfeita (uma bobagem já que bebê recém nascido nem suja roupa e as malas ficaram no quarto comigo...era eu quem decidia o que vestir e quando).
O que doía mesmo e fazia meu coração sangrar era olhar a malinha da minha filha intacta, na poltrona ao lado da minha cama na maternidade, e lembrar que ela estava numa encubadora, 7 andares acima de mim, sem poder usar roupa nenhuma, nem receber um abraço ou um beijo meu.

A mala do marido
A mala do marido foi ele quem fez (ele sempre faz as malas dele, graças a Deus!).


Serviço:
O que levar para você
• Camisolas ou pijamas com abertura na frente para facilitar a amamentação (pelo menos três -- eles podem sujar por causa do sangramento pós-parto)
•Penhoar para andar pelos corredores do hospital depois do parto e para receber visitas
• Chinelo ou sandália de dedo
• Meias
• Sutiã de amamentação
•Conchas ou absorventes para os seios
• Produtos de higiene pessoal como escova, xampu, condicionador, sabonete, escova de dentes e pasta (a maternidade pode até oferecer, mas você vai preferir os produtos a que já está acostumada.
• Absorventes -- lembre-se de que é normal ter sangramento depois do parto (tanto vaginal como cesárea). Os hospitais costumam fornecer absorventes, mas leve pelo menos uma embalagem do tipo noturno, se você tiver uma marca preferida.
•Roupas para a saída do hospital que sejam folgadas e bem confortáveis, já que a barriga de grávida não some de um dia para o outro!
• Máquina fotográfica e pilhas extras
• Filmadora e carregador de bateria, se tiver
• Livros e revistas
• Lembrancinhas e enfeite de porta, se tiver preparado esses itens com antecedência.
. Lista com os telefones das pessoas a serem avisadas do nascimento
. SECADOR DE CABELOS
. CHAPIHA
. MUITA MAQUIAGEM...rsss

A malinha do bebê
Não se preocupe com as fraldas descartáveis, que costumam ser cedidas pelas maternidades e hospitais. Você vai precisar levar:
• 6 macacões tamanho RN
• 6 bodies ou camisas tipo pagão
• 6 calças com pé (mijão)
• 1 manta de algodão
• 2 xales de linha ou lã (pode ser um só, especialmente se estiver calor)
• 2 casaquinhos de lã, de preferência com botões na frente e que não tenham que passar pela cabeça
• Fraldas de tecido para apoiar no ombro ao colocar o bebê para arrotar
• 6 paninhos de boca
• 6 pares de meias, se estiver muito frio

Para os casos de múltiplos, multiplique esta lista pelo número de bebês que estiver esperando. Simples assim!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Como foi o parto dos gêmeos?


Dias atrás alguém me perguntou isso: como foi o parto dos gêmeos, vc ficou com medo, foi normal, cesárea, vc sofreu?
Então vai aqui a minha experiência. Espero que ela te ajude e sirva de inspiração...

Eu tive uma gestação saudável, apesar de pesada (engordei 35 kg), então sofria muitas dores nas costas e no corpo todo. Sou uma pessoa positiva, gosto de fazer meditação e fiz durante toda a gestação, achava que ia ter os bebês de parto normal, me preparava para isso mas, acima de tudo, queria o que fosse melhor para todos e SABIA que no final tudo ia dar certo de um jeito ou de outro.
Minha médica me preparava emocionalmente para o caso de um dos bebês (ou os dois) ficarem na UTI, mas isso nem passava pela minha cabeça. Tinha certeza de que tudo ia dar certo, né...
Bem, quando completei 37 semanas fui fazer um novo ultrasson e um dos bebês (a menina) - que já era menor e mais magro - não aparecia direito. Não conseguíamos medí-la há uns 20 dias e começávamos a ficar preocupados. Optamos então pela cesariana na mesma hora.
Resultado: por algum motivo as placentas (que eram separadas) se uniram e a menina parou de comer (ou comia muito pouco). O meu filho nasceu com 3,1 kg e minha filha com 1,7 kg. Ele veio para casa e ela ficou na UTI. Foram só 5 dias, mas os 5 dias mais longos e difíceis da minha vida.
No final tudo deu certo como eu imaginava, ela ficou bem (só era magrinha mesmo e continua até hoje..rsss).
Mas ter o parto normal e voltar para casa com os dois bebês gordinhos ficou só na imaginação mesmo...
E o seu parto como foi?

terça-feira, 24 de maio de 2011

Mães Guerreiras


Você é mãe, mulher, esposa, namorada, profissional, dona da casa e isso é só o começo?

Todas essas atribuições te fazem parecer uma verdadeira equilibrista e a sensação é de que você está sempre devendo alguma coisa para alguém?

Então você não pode perder o programa Lá em Casa de hoje (24/5), com a psicóloga Cecília Russo Troiano, autora dos livros Vida de equilibrista e Aprendiz de equilibrista: como ensinar os filhos a conciliar família e carreira, onde ela apresenta uma pesquisa que revela a opinião de 500 crianças, filhas de mães trabalhadoras.

E a boa notícia é que o estudo mostra que os filhos de mulheres que trabalham fora se dizem tão felizes quanto os das mães que ficam em casa.

Então relaxa, separa uma horinha da sua tarde e fica com a gente na allTV.

Lá em Casa
O programa que discute os dilemas da maternidade no século XXI
Toda terça, às 16h - para assistir acesse www.alltv.com.br
Apresentação: Vanessa Caubianco

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Mamãe de Pijamas


Hoje acordei cedo, sentei na frente do computador e fiquei trabalhando até as crianças acordarem.
Aí eu brinquei, trabalhei, brinquei, trabalhei, dei o almoço deles, troquei os dois, escovei os dentinhos e quando vi já estava em cima da hora para sair para a escola.
Amiga, não tive dúvidas, joguei um echarpe preto, vesti um tênis bacaninha, escovei os dentes, passei perfume, sacudi os cabelos e fui linda (em pijamas....kkk) levar os dois na escola. E de quebra passei na lavanderia e no superpercado.
Imagina, um pijaminha tão discreto (calça preta e blusa branca), confortabilíssimo e que caiu como uma luva para a ocasião.
Então, se vc às vezes fica "em pijamas" na sua casa o dia inteiro, não fique triste, mãe tem dessas coisas mesmo...e o que a gente não faz para dar conta de tudo (ou quase tudo)?
E vc, já saiu na rua usando pijamas?

Oba, piquenique!


Tem piquenique do Aprontando Uma Desenvolver Brincando neste sábado, dia 21, em São Paulo, a partir das 10hs!!

O evento é gratuito, repleto de atividades e aberto a todos de qualquer idade.

Leve uma canga e comidinhas para participar do lanche coletivo.

Tem contação de hitórias, atividades em inglês e muita diversão para todas as crianças!!

http://www.aprontandouma.com.br/

Eu vou!!

terça-feira, 17 de maio de 2011

RECUPERANDO A BOA FORMA


A especialista em exercícios físicos Gizele Monteiro esclarece os Mitos e as Verdades sobre o que acontece com o corpo depois da gravidez no programa Lá em Casa de hoje. Às 16h na allTV (www.alltv.com.br)

Lá em Casa
O programa que fala sobre a Maternidade no Século XXI
Toda Terça, às 16h na allTV
Para assistir, acesse www.alltv.com.br
Apresentação: Vanessa Caubianco

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Presente da DANONE/ACTIMEL


Meninas, que Dia das Mães delicioso...
Começou no sábado, com uma caixa de presente surpresa que ganhei da DANONE/ACTIMEL.
Adoooro ganhar presente, ainda mais quando é inesperado..quem não gosta, não é verdade!
Obrigada, Danone, e pode deixar que não vou esquecer de tomar meu Actimel todos os dias!
Valeu, pessoal!!!
E um beijão!

Conversando com o bebê antes do nascimento


Tem gente que acha loucura conversar com a "barriga", mas o sistema auditivo do bebê é uma das primeiras coisas que se desenvolvem e há muitas evidências fisiológicas que provam que cantar ajuda no desenvolvimento da linguagem, acalma mãe e filho e reduz o estress na hora do parto.

Ao cantar durante a sua gravidez, a musicista Isadora Canto, percebeu que seu filho sempre reagia. Intrigada com aquela situação ela começou a pesquisar sobre o assunto. Depois de alguns anos Isadora criou o Projeto Acalanto por meio do qual ensina gestantes a cantarem para os seus bebês. Segundo ela essa é uma ótima maneira de acalmá-lo e ao mesmo tempo criar um vínculo mais forte entre mãe e filho.

Amanhã, 10/5/2011, Isadora estará no programa Lá em Casa conversando com a gente sobre esse assunto e, claro, cantando as músicas do seu CD Vida de Bebê.

Para saber mais acesse www.projetoacalanto.com.br

Lá em Casa
Apresentação: Vanessa Caubianco
Toda terça, às 16h, no www.alltv.com.br

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Especial Dia das Mães: não dá pra ser criança pra sempre?


A primeira vez que assisti ao filme Mamma Mia, me encantei com esta cena e chorei um monte...

Acho que é uma boa homenagem a nós mamães, que temos nossos filhos sempre crescendo e "escorregando pelos nossos dedos".
Afe, aí vai!
E um ótimo dia das mães pra vcs!!!

Assista aqui, ó: http://www.youtube.com/watch?v=BbPsVknvg0Y&feature=related

TRADUÇÃO:
Escorregando pelos meus dedos

Mochila na mão,
Ela sai de casa de manhã cedo
Dando tchauzinho
Com um sorriso distraído
Eu a observo ir
Com uma invasão daquela tristeza familiar
E tenho que me sentar um pouco
A sensação de que a estou perdendo para sempre
E sem realmente entrar no seu mundo
Fico feliz sempre que posso compartilhar das suas risadas
Aquela menininha engraçada

Escorregando pelos meus dedos o tempo inteiro
Eu tento capturar cada minuto
A sensação neles
Escorregando pelos meus dedos o tempo inteiro
Será que eu realmente vejo o que se passa na cabeça dela?
Cada vez que acho que estou perto de saber
Ela continua crescendo
Escorregando pelos meus dedos o tempo inteiro

Sono em nossos olhos,
Ela e eu à mesa do café-da-manhã
Nem bem desperta,
Deixo passar tempo precioso
Então, quando ela já se foi,
Vem aquele sentimento estranho de melancolia
E uma sensação de culpa que
não posso negar
O que aconteceu com as aventuras maravilhosas,
Os lugares que eu planejei que fôssemos?
Bem, algumas dessas coisas nós fizemos
Mas não a maioria
E eu simplesmente não sei o porquê

Escorregando pelos meus dedos o tempo inteiro
Eu tento capturar cada minuto
A sensação neles
Escorregando pelos meus dedos o tempo inteiro
Será que eu realmente vejo o que se passa na cabeça dela?
Cada vez que acho que estou perto de saber
Ela continua crescendo
Escorregando pelos meus dedos o tempo inteiro

Às vezes queria poder congelar a cena
E poupá-la das armadilhas do tempo
Escorregando pelos meus dedos -

Mochila na mão,
Ela sai de casa de manhã cedo
Dando tchauzinho
Com um sorriso distraído...

Estou grávida! Que exercícios posso fazer?


A professora Gizele Monteiro, especialista em exercícios físicos e Personal Gestante, revela os mitos e as verdades para as mulheres que estão nessa fase tão especial da vida.

Uma dúvida muito comum acompanha gestantes e profissionais da área: que exercícios são permitidos durante a gestação?
A primeira coisa a se observar é se o médico libera para a realização de exercícios e também para a atividade que a gestante deseja fazer ou o profissional deseja prescrever. Após esse passo, a gestante está liberada para a atividade, porém todo o controle e conhecimento também deve ser levado em consideração.

MUSCULAÇÃO – uma das atividades mais utilizadas hoje nas academias, porém não são todos os médicos que a liberam. Se bem orientada é uma atividade muito importante e interessante, uma vez que fortalece musculaturas responsáveis pelo controle postura. Desde que liberada pelo médico, tanto a gestante que era sedentária, quanto a que já fazia musculação podem fazê-la.

PILATES – Hoje muitos médicos indicam o Pilates até mesmo sem conhecer muito da modalidade. Não é uma atividade indicada para gestantes que eram sedentárias antes de engravidar e que nunca fizeram Pilates. Apesar de ser uma atividade importante para o fortalecimento muscular (para auxílio de desconfortos pelas mudanças posturais) e do assoalho pélvico (importante para o parto normal) por seus exercícios exigirem muito dessas musculaturas, com grande ênfase em abdominais, é intensa para quem não o conhece.

TREINAMENTO FUNCIONAL - No treinamento funcional existe uma variação muito grande de exercícios e equipamentos (materiais) que podem ser utilizados. O profissional deverá conhecer muito bem cada exercícios e material para adaptá-lo para a gestante. Não são todos que ela poderá fazer. As grandes instabilidades e exercícios arriscados devem ser tirados do quadro de exercícios selecionados. Na gravidez a orientação deve ser sempre a segurança da gestante não só pela superfície estável, mas também pelo grau de dificuldade ou ação do exercício. É importante que o profissional conheça bastante da gravidez e do treinamento funcional para aplicá-lo.

ATIVIDADES DE IMPACTO – A corrida por ser uma atividade de intensidade e ação biomecânica elevada (devido o impacto) exige um grande nível de aptidão de quem irá praticá-la, portanto não é uma atividade indicada para se iniciar durante a gravidez. Para gestantes que já corriam antes de engravidar, indicamos que sempre seja acompanhado por um profissional e que distâncias e intensidade sejam controladas e reduzidas com o progresso da gravidez.

GINÁSTICA PARA GESTANTES – Uma atividade em grupo é sempre bom para descontrair e motivar. As aulas devem ser programadas e direcionadas para as necessidades gestacionais, havendo sempre a ação em diferentes grupamento musculares e também exercícios com objetivos e materiais diferentes. Mesmo uma gestantes sedentária pode iniciar, mas sempre com o controle do profissional que irá atendê-la.

EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO - Muito importantes para qualquer gestante. Proporcionam o relaxamento e o equilíbrio para grupamentos musculares sobrecarregados pelas mudanças posturais. Temos um post nesse blog informando um pouco mais de como devem ser aplicados os exercícios de alongamento.

HIDROGINÁSTICA - É ainda a atividade mais indicada pelos médicos, e é sem dúvida uma atividade que traz vários benefícios para a gestante, principalmente no último trimestre. Nesse momento muitas gestantes sofrem com o inchaço nas pernas e a atividade em água é muito positiva para esse alívio.

Por Gizele Monteiro

Mais informações: www.gizelemonteiro.com.br.

A professora Gizele estará no programa Lá em Casa do dia 17/5/2011.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Como fica o casamento com o nascimento dos filhos?

Seu casamento mudou depois do nascimento dos seus filhos?
Será que todo casamento muda? E será que é pra melhor ou pra pior?
Tem receita que ajude naquelas situações críticas?
Amanhã, no programa Lá em Casa, vamos debater esse tema com quem é expert no assunto: as mães!
Participação especial de Chris Ferreira, autora do blog inventandocomamamãe.blogspot.com, Camila Duarte Garcia, do blog mamaetaocupada.blogspot.com, Ana Paula Baptista, dentista, de SP, Renata Penna Rodrigues, escritora, atriz e redatora, de São Paulo, e Sheila Finger, Psicóloga e psicanalista, uma das criadoras do Instituto Mãe Pessoa

Participe você também através do chat, como a Carla Arruda. Basta se cadastrar no site da allTV (www.alltv.com.br) uns minutinhos antes e pronto!


Lá em Casa
Apresentação: Vanessa Caubianco
Toda terça, às 16h, na allTV (www.alltv.com.br)